PASSEIO AO SARRABULHO MCP / MOTOTROFA

Realizou-se no passado sábado dia 17 o “Passeio ao Sarrabulho”, um passeio de estrada que teve a bênção do nosso mais que sócio e amigo São Pedro!

Com início na Mototrofa e depois de um lanchinho tipo pequeno-almoço bem servido, aliás, como já vem sendo prática habitual nesta empresa amiga do nosso clube, e ainda parceira e patrocinadora destes eventos realizados pelo MCP.

O encontro foi às 8,30h e a saída para a estrada por volta das 9,15h. Depois de explicado aos participantes a importância de andar corretamente na via publica e cumprir o código de estrada, foram ditas algumas palavras pelo Sr. Francisco Silva (sócio gerente da Mototrofa). Palavras essas que viriam a ser reforçadas e enfatizadas, quando de novo, e durante o final do almoço, agradeceu ao MCP pelo facto de organizar eventos tão bem preparados e interessantes, porque isso lhe permitia estar sossegado, dormir sem qualquer tipo de preocupação e que desta forma tinha a certeza que o resultado final seria um sucesso.

Após saída da Mototrofa fomos para a estrada em direção a Barcelos, por estradinhas interiores, ora em alcatrão ora em empedrado, com vistas bem giras e bastante relaxante para aqueles que apreciam este tipo de trajetos, caminhos e paisagens, em direção á primeira paragem que seria na empresa “BIG ZONE” em Fornelo.

Caravana de 65 elementos em 45 motos, muito bem recebidos pelos 2 sócios desta empresa têxtil que são também irmãos, e onde nos foi explicada a evolução da empresa, que tem uma parte onde se dá formação, outra de produção e showroom para apresentação das suas coleções.

Fizeram ainda questão de para além de nos mostrarem a produção do seu cliente mais recente que é Suíço e que faz artigos para motos da marca “ROKKER”, explicar também que estão a estudar com a BMW mais modelos na mesma base de produto, assim como outras novas possibilidades.

Já com o tempo apertado, saímos ao encontro do nosso amigo Pedro Sousa – Presidente dos Motogalos de Barcelos – que fez o favor de estar á nossa espera durante um tempo considerável! Era com ele que faríamos as nossas próximas duas visitas e lá nos levou a visitar o Sr. Esteves em Areias, que é um artesão caricaturista bastante simpático, que nos presenteou com uma mostra das suas peças acabadas e mais algumas na fase de produção.

De saída deste, fizemo-nos á estrada por poucos kms ainda em Barcelos, e fomos fazer outra visita, mas agora a um Oleiro o “Sr Machado” que deu a conhecer como se compõem o barro, espalma e se produz as peças manualmente em rotação na roda de oleiro, com a demonstração experiente de 2 funcionários que estavam a trabalhar e deliciaram quem os viu produzir com tal encanto e técnica as diferentes peças, sem qualquer molde de apoio, e sim só com as mãos que iam dando forma a cada peça. Para fim desta visita o Sr. Machado ainda nos levou ao seu armazém do produto acabado, com as peças já prontas a ser distribuídas e exportadas.

Após a cultura tem lugar a gastronomia, e terminada estas visitas era chegada a hora do famoso Sarrabulho, e por isso nada melhor do que nos direcionarmos para Ponte de Lima, por estradas interiores como Cervães, Freixo, e rumando ao ponto combinado e de referência “Ponte de Lima”.

Subimos ao Monte da Sra da Boa Morte onde se situa o Restaurante “Monte da Nó” que faz um Arroz de Sarrabulho em forno a lenha malandrinho que é uma delícia. Mas antes veio a chouriça assada, pão e vinho, para que se pudesse aguardar pelo famoso, pois esse é feito na hora e demora algum tempo a vir para a mesa. Mas, a julgar pela expressão de cada um dos participantes, não me parece que tenham dado o tempo de espera por mal empregue porque o resultado final foi de facto muito bom.

A quantidade de arroz de sarrabulho, rojões, chouriça, vinhos e sobremesa, não defraudou os convivas, não deixando ninguém passar sede ou fome, (porque sobrou bastante e estavam todos satisfeitos), manifestando de uma forma natural e bem agradável o seu contentamento por tudo, desde o passeio as visitas e, sobretudo, a comida!

Ainda durante o almoço, foram sorteados 3 prémios.

A Mototrofa representada neste almoço pelo Sr. Francisco Silva, fez questão de dar para sortear umas calças e um blusão “Dainese”, de valor considerável.

A Northroad associou-se a este evento, com uma oferta de 1 dia em uma moto de aluguer, com cilindrada até 750 cm³, que foi sorteada entre os presentes.

De regresso e porque o prometido é devido, fomos com alguns elementos mais resistentes e sem medo da noite, passar uns minutos ao centro de Ponte de Lima.

Depois disto deu-se por terminado mais um dia de convívio, cultura, bons amigos e bom repasto.

Agradecemos a todos os participantes a sua correcção e simpatia, bem como os elogios que nos fizeram durante o passeio.

A Mototrofa agradecemos a permanente amizade e fantástica relação com o continuo apoio e confiança.

Que fique para todos bem claro: este não será o último, pois voltaremos a encontrar-nos na estrada.

Até já!

 

Texto: Moto Clube do Porto

GDPR